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4 dicas para emagrecer na gravidez

O período de gestação é o mais esperado na vida de qualquer mulher que sonha em ser mãe, mas o pesadelo daquelas que brigaram a vida toda com a balança para atingir o peso ideal.

 

Contudo, mesmo durante esse período de transformação do corpo e acréscimo nos dígitos da balança, é possível seguir algumas técnicas para assegurar uma gestação mais tranquila, além da perda peso de forma tranquila e sem exageros.

Por que engordamos na gravidez

Além da primeira razão óbvia – afinal, há uma vida crescendo dentro da nossa barriga – existem alguns outros fatores que contribuem para o ganho de peso, como a imensa mudança corporal.

O corpo se prepara totalmente para abrigar o bebe dentro da mãe, o que acarreta em aumento de peitos e úteros, o sangue se torna mais intenso e a quantidade no corpo passa a pesar mais.

A variação do peso também se torna inevitável com o ganho de líquido amniótico (aquele que envolve o feto durante o período gestacional), ganho de gordura como reserva natural de energia, liquido extracelular e a placenta.

O ideal para uma gestação saudável é o ganho de 1 quilo por mês. Em média, uma mulher adquire cerca de 14 quilos durante o período de gestação, sendo esse ganho considerado absolutamente normal – e até saudável -.

É possível emagrecer durante a gestação?

Sim, é bem possível perder peso durante a gravidez, inclusive as mamães que já entraram nesse momento com uns quilinhos a mais. Listaremos quatro dicas fundamentais para quem quer gerar um filho de forma tranquila, não adquirir peso extra e, ainda, emagrecer.

1# Exercícios físicos

Desde que acompanhadas por um profissional, as gestantes podem e devem fazer atividades físicas moderadas. Por um período de 30 a 45 minutos, é possível praticar musculação, natação, hidroginástica, dentre outros.

Os exercícios na gravidez ajudam na diminuição da dor lombar, além do controle da pressão alta e diabetes. Além disso, melhora a disposição, previne contra inchaços – bastante frequente nesse período – e melhora na flexibilidade muscular.

2# Dieta balanceada

Um cardápio repleto de legumes, frutas, verduras, carnes magras, fibras e carboidratos (dando preferência aos produtos integrais) são fundamentais para a manutenção do peso de uma gestante.

Além disso, seguir uma dieta rica desses grupos alimentares é garantia certeira de que nenhum nutriente faltará tanto para mãe, quanto para o filho.

3# Coma com frequência

Não fique mais que três horas sem ingerir algum tipo de alimento: é importante fazer, pelo menos seis refeições diárias. Opte por café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, janta e ceia.

4# Olho no açúcar

O açúcar é o grande vilão do peso e, durante a gravidez é prejudicial ao feto, por conta de seu efeito estimulante, deixando-o agitado sem necessidade. A propensão das gravidas a adquirirem diabetes é alta e o consumo excessivo de açúcar pode facilitar o caminho para a doença.

Por isso, para de colocar desculpas como “estou com desejo” para se jogar no consumo de doces, pois essa pratica pode prejudicar a saúde do bebê.

Mão na Gravidez Feliz e de bem com o Peso





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o método do Emagrecer de Vez para manter o corpo saudável