Skip to main content

10 lições essenciais para emagrecer durante o verão

A maioria das pessoas se sente mais disposta durante a estação mais quente do ano para praticar alguma atividade física, especialmente, com o aumento de horas com a luz do sol.

Com o dia mais longo, o cidadão tem tempo hábil para chegar do trabalho ou seus compromissos diários e realizar algum exercício.

No entanto, importante que essa mudança seja gradual e aliada com a reeducação alimentar.

É enorme o número de pessoas que apenas pensam nessa necessidade de entrar em forma pouco tempo antes da chegada do verão, e ai querem, de uma hora para outra, acabar com os quilos a mais.

Não é bem assim que funciona!

Por isso, confira 10 dicas para que o seu verão seja equilibrado, ativo e com o gasto de calorias de forma saudável.

10 lições para emagrecer na estação mais quente do ano

1 – Exercícios físicos

Manter uma alimentação apropriada e efetuar exercícios físicos é a combinação perfeita para quem está a fim de baixar o peso, por isso, não perca a oportunidade de se mexer todos os dias, ao menos, meia-hora.

Caso você não tenha tempo ou dinheiro para buscar por assistência em uma academia, faça caminhadas, corridas ou qualquer outra atividade.

2 – Muita água!

De modo geral, você vai consumir mais água durante o verão em função do calor e da necessidade do seu corpo de suar para deixar a temperatura corporal adequada.

Mas, é necessário beber entre 2 e 3 litros de água todos os dias!

Se você não possui esse costume, está na hora de adquirir!

Comece com um litro por dia e vá aumentando gradativamente, mantenha sempre uma garrafinha por perto para não correr o risco de se esquecer de sua meta.

3 – Faça até 6 refeições ao dia

Os profissionais de nutrição são contrários a ficar mais de três horas sem comer absolutamente. O segredo para perder peso no verão ou qualquer estação não é parar de comer, mas comer certo e no momento correto.

Quando se passa muito tempo sem comer, é possível exagerar na próxima refeição. Assim, o ideal é ter uma rotina fracionada para que o organismo assimile bem os nutrientes.



4 – Faça lanches durante as refeições

Como citado anteriormente, você não deve passar muito tempo sem se alimentar, só que isso não significa exagerar a cada 3 horas. Faça um lanche entre o café da manhã, o almoço e o jantar.

A dica é optar por barra de cereais, suco natural, iogurte, frutas, torradinhas, etc.

5 – Varie o seu prato

Quanto mais colorido o seu prato, melhor será a sua alimentação. Passe a comer mais legumes, frutas e verduras, porém não se limite a esses grupos alimentares.

Priorize também os cereais, as leguminosas, as carnes e as vitaminas!

6 – Desapegue da bebida alcoólica e do cigarro

Normalmente, o abandono do vicio tende a fazer com que a pessoa ganhe mais peso.

No entanto, é possível fazer essa transição de maneira equilibrada com uma reeducação alimentar e aproveitando para eliminar o consumo de álcool.

Caso você não resista a uma cervejinha no fim de semana, faça o possível para diminuir o consumo e tome muita água depois.

7 – Fique longe dos alimentos que dificultam seu emagrecimento

As frituras (salgadinhos, batata frita, pratos a milanesa, pastel, coxinha, etc), embutidos, doces, carne com gordura ou pele devem ser evitados ao máximo. Isso porque esses alimentos quase não oferecem nenhum tipo de nutriente ao seu organismo e ainda complicam o seu emagrecimento.

8 – Refeições assadas, grelhadas ou cozidas

Pratos simples são uma boa indicação para quem está lutando contra a balança e também para a estação mais quente do ano.

Assim, você poderia priorizar o consumo de receitas cozidas, assadas e grelhadas.

Isso acontece porque quanto menos ingredientes, menos calorias no seu organismo.

9 – Quantidade certa no prato!

Você não deve passar fome e tampouco sair da mesa se sentindo sobrecarregado. A ideia é maneirar na quantidade de alimentos consumidos.

Isto é, consuma uma porção bastante para saciar a sua fome.

10 – Sai o doce, entra a fruta!

Muita gente tem o costume de terminar o almoço e procurar por um doce, picolé ou sorvete nesta época mais quente.

A solução para quem está se esforçando para entrar em forma é trocar o doce do dia por uma fruta.

Na verdade, você deve comer até duas porções de frutas ao dia e manter esses costumes saudáveis também aos finais de semana!  





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o Método Magra para Sempre para manter o Corpo Saudável