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Dormir Pouco atrapalha o emagrecimento

Dormir pouco compromete o seu treino e traz problemas de saúde

Todo mundo sabe que precisa dormir aproximadamente 8 horas diariamente para manter as funções essenciais do seu organismo em pleno funcionamento. No entanto, o sono também é um excelente modo para alcançar um rendimento esportivo satisfatório e para melhorar a sua imunidade.

Vale destacar que o ser humano tende a passar cerca de um terço de sua vida dormindo, só que esse dado não deve reduzir a sua quantidade de sono. Muito pelo contrário! Isso acontece porque dormir atua de forma direta no esporte liberando os hormônios que auxiliam na recuperação dos seus músculos.

O fato é que há uma etapa do sono chamada de N3, a fase do sono profundo. Neste momento que se produz o GH, o hormônio do crescimento. O GH é o grande responsável pela disposição física, o aumento da sua massa muscular, a redução das lesões musculares, etc.

Desta maneira, é essencial preservar a qualidade do seu repouso noturno que esse hormônio possa ser produzido adequadamente e mantenha a sua condição física em evolução. De acordo com o site Eu Atleta, do GloboEsporte, os hormônios também continuam trabalhando após o fim da sua noite de sono.

Portanto, se você se sente motivado a fazer exercícios de manhã tem tudo para seguir progredindo em busca do seu objetivo. Isto é, os especialistas indicam que a pratica da atividade física seja feita logo ao despertar, mas se isso não for possível, não deixe de fazer a sua corrida, malhação, ciclismo ou qualquer outra modalidade que esteja adaptado.

Sono de qualidade: nem mais e nem menos

Hoje em dia, muito se fala a respeito não somente da falta de sono e dormir muito pouco, bem como dos riscos de se dormir demais. Pessoas que necessitam de nove ou dez horas de repouso toda a noite podem ter mais chance de sofrer com o perigo de uma enfermidade no cérebro e até problemas no coração.

Quando o corpo é exposto aos estímulos das atividades físicas, a sua principal vantagem para o organismo ocorre bem demais. Ou seja, os benefícios adaptativos são processos ao longo da sua noite de sono. Então, as noites de sono mal dormidas, além de reduzir consideravelmente a sua disposição e a energia para as próximas 24 horas, também comprometem seu projeto de saúde.

Basicamente, você não se adéqua aos efeitos do treinamento enquanto faz todos os exercícios, mas sim quando está repousando. Sendo assim, o número de horas que você descansa profundamente é fundamental para alcançar a forma física desejada e manter a sua saúde de maneira geral.



Dormir Pouco: O que fazer para ter um sono de qualidade?

Melhorando a qualidade de vida dormindo

Fica evidente que não adianta nada se deitar às 22 horas se o sono não vem nesse momento e tampouco se consegue descansar de forma profunda. Na verdade, você precisa alcançar o sono REM para que todo o seu corpo possa se recuperar para os desafios do dia seguinte. Quer saber como melhorar a qualidade do seu repouso noturno?

1 – Faça atividades físicas

O fato é que você precisa de exercícios para manter a integridade física e mental, especialmente, com o ritmo de vida dos dias de hoje cada vez mais acelerado. No entanto, procure fazer o seu esforço físico pela manhã e nunca tão próximo de sua hora de deitar.

2 – Alimentação leve

No período noturno, o ideal é que a sua alimentação seja bastante leve para não carregar o seu sistema digestivo e nem dificultar para pegar no sono.

3 – Afaste-se dos eletrônicos

Sabe aquela ideia de trabalhar no computador ou ficar no celular até tarde antes de se deitar? Esqueça isso! Os especialistas aconselham a se afastar de qualquer eletrônico aproximadamente 60 minutos antes de se deitar. Aproveite para ler um livro! A leitura ajuda bastante a relaxar.

4 – Quarto escuro

Tente sempre se deitar em um quarto na temperatura confortável, bem acomodado e sem nenhum tipo de iluminação. A escuridão facilita o adormecimento e eleva a qualidade do seu sono.

5 – Silêncio

Nem sempre é possível estar em um local plenamente escuro e silencioso, mas faça o possível para que isso ocorra durante a noite. Assim, você não deve pegar a mania de dormir com a televisão ligada.





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o Método Magra para Sempre para manter o Corpo Saudável