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Dieta Low Carb – O Guia Completo

Basicamente, o conceito da dieta low carb se trata da redução da quantia de carboidratos no seu cardápio diário. De fato, o ideal é uma alimentação equilibrada é contar com uma margem de 50% de carboidrato ao longo das 24 horas do seu dia.

O que é a Dieta Low Carb e como surgiu?

No entanto, essa ideia de low carb estabelece uma diminuição de 45% a até 5% da quantidade ingerida em um único dia. Vale destacar que a diminuição drástica do carboidrato, com o seu consumo sendo inferior a 40%, pode trazer complicações para a sua saúde se não for feita da forma correta.

Deste modo, você deveria diminuir muito a presença de alimentos como massas, pães, batatas e arroz no seu cardápio diário. A quantidade de carboidratos liberada pode mudar consideravelmente de uma dieta de baixo teor de carboidrato para outra.

O início das dietas low carb realmente aconteceu nos anos 1990 a partir da revisão do livro Nova Dieta Revolucionária Do Dr. Atkins, lançado originalmente em 1972. Em seguida, inúmeras obras com as mesmas bases foram lançadas no país, dando origem ao fenômeno de baixo carboidrato nos Estados Unidos.

Nos anos seguintes, esses sistemas de alimentação se espalharam por todo o país, atingindo cerca de 20% da população. Consequentemente, a mania também chegou a inúmeros países, inclusive no Brasil.

Como Fazer Dieta Low Carb?

A necessidade de cortar boa parte dos carboidratos é apontada como objetivo da Dieta Low Carb. Esse elemento se torna glicose e, em exagero, se converte em tecido adiposo, ou seja, em gordura. Posteriormente, esse tecido não vira mais nada e apenas aumenta o peso da pessoa.

O cerne desta alimentação é oferecer uma limpeza ao organismo para que retorne ao seu funcionamento ideal. Deste modo, o seu corpo entende que não precisa deste combustível o tempo todo no seu cardápio e que deve utilizar os seus próprios estoques de energia.

Desta maneira, o organismo acelera o seu processo, aumenta a queima de calorias e deixa o emagrecimento muito mais simples e prático. Os especialistas também esclarecem que, mesmo com uma redução considerável, a pessoa não abre mão totalmente dos carboidratos.

Porque a Dieta Low Carb Emagrece?

A dieta Low Carb estimula o emagrecimento de forma saudável ao possibilitar que a alimentação se concentre em carboidratos com taxa inferior glicêmica. Isso porque quando um carboidrato é consumido, ele conta com a glicose que será usada pela célula para energia.

No entanto, quando a própria dieta se foca apenas em alimentos de baixo índice existe uma mudança bem pequena na insulina, portanto, acontece a geração de glucagon. Isso existe devido a presença de proteínas e fibras no hormônio, sendo muito eficiente.

Por isso, quando a alimentação estabelece uma queda ligeira nos carboidratos, algo até 40% do que é consumida ao longo das 24h, ela também auxilia na perda de peso. Não apenas o carboidrato, bem como a proteína e a gordura podem ser administrados.

Com uma diminuição de 10% e com uma evolução na qualidade da sua dieta, você obterá não apenas uma ótima performance, bem como passará por uma mudança de costumes.

Benefícios da Dieta Low Carb

De fato, a dieta Low Carb pode trazer inúmeros benefícios para a saúde de seu adepto, especialmente, para quem deseja perder peso com certa velocidade e sem abrir mão de sua integridade física e mental.

1 – Facilita o emagrecimento

Vistos sempre como vilões, os carboidratos podem ser ótimos companheiros no momento de emagrecer, desde que sejam ingeridos de forma adequada no seu dia a dia.

É essencial sempre escolher as versões com índice glicêmico moderado a baixo, uma vez que auxiliam na queima do estoque de gordura armazenado no corpo humano.



2 – Evita diabetes

Como esse estilo de dieta propõe a escolha somente de carboidratos com baixo teor glicêmico, ele ajuda a evitar a diabetes tipo 2. Isso acontece em função do consumo de carboidratos com alto teor glicêmico, acontece uma elevação da glicose do sangue e também de insulina.

Quanto mais insulina no corpo, maior o organismo se torna forte a ela e é preciso maiores doses para conduzir a mesma quantidade de glicose, elevando o perigo de desenvolver resistência a insulina que pode avançar para a diabetes tipo 2.

3 – Aumenta o tempo de saciedade

As principais opções de carboidratos são aquelas que contam com fibras, como, por exemplo: o pão e o arroz integral. A substância aumenta o período em que o alimento permanece no seu sistema digestivo e quando atinge o intestino, acaba por reduzir a velocidade de absorção de glicose.

Isso faz com não exista nenhum momento de grande incidência de insulina, o que gera um efeito de saciedade muito maior ao longo do seu cotidiano.

Famosos que fazem a Dieta Low Carb

Realmente, a dieta Low Carb é um fenômeno de aceitação em inúmeras partes do mundo, inclusive em Hollywood. Inúmeros artistas famosos utilizam os conceitos para poder se preparar para papéis, levar uma vida mais saudável ou voltar ao peso habitual depois de uma gravidez.

Jennifer Aniston e Courteney Cox

Jennifer Aniston e Courteney Cox, mundialmente famosas pelas personagens Rachel e Monica em Friends, decidiram adotar esse estilo de alimentação a fim de manter uma condição física impecável, aliando sempre com a pratica esportiva.

Brad Pitt e Ben Affleck

Não apenas para emagrecer, mas a técnica Low Carb também pode ser utilizada para ficar com o físico exuberante, especialmente, quando se pretende efetuar papéis de destaque em grandes filmes de Hollywood.

Esta foi a preocupação de Brad Pitt e Ben Affleck para dois filmes bastante consagrados. Brad Pitt resolveu aderir a este modelo de alimentação para dar vida ao guerreiro Aquiles em Tróia e Affleck cortou boa parte dos carboidratos para estrelar Pearl Harbor.

Catherine Zeta Jones, Kim Kardashian e Beyoncé

A gravidez é um momento de realização para as mulheres, independente da sua profissão. No entanto, algumas carreiras exigem um pouco mais para retornar ao peso ideal, como ocorreu para Catherine Zeta Jones, Kim Kardashian e Beyoncé.

As três resolveram seguir uma alimentação a partir da dieta para eliminar os quilinhos extras depois de gestações.

Halle Berry

No entanto, a dieta Low Carb pode fazer muito bem para quem precisa lidar com os desafios da diabetes, como, é o caso da atriz Halle Berry. Ela optou por retirar a maioria dos carboidratos de seu cardápio diário a fim de manter a saúde.

Aprenda receitas Low Carb deliciosas

1 – Panini low carb sem glúten

Ingredientes: 1 ovo grande, 25g de queijo ralado, 3 colheres de requeijão, 1 colher de chá de fermento e lombo defumado artesanal.

Como fazer

Inicialmente, você deve colocar o ovo, o queijo e o requeijão em um único recipiente e bater tudo. Posteriormente, ponha o fermento na mistura. Em seguida, leve a mistura a um recipiente raso com um formato de panqueca.

Coloque tudo no microondas por cerca de 3 minutos. Comece a retirar a massa do recipiente, com cautela para não acabar com todo o prato. Depois, você pode colocar o recheio de acordo com a sua preferência em cada metade da panqueca e dobrar tudo.

Você pode inserir em um sanduicheira até que a massa fique bem dourada. Pronto! É só saborear essa ótima opção de lanche ou mesmo ceia.

2 – Iogurte natural sem açúcar

Esta é uma excelente opção para o seu café da manhã ou lanche da tarde, uma vez que auxilia o funcionamento do seu intestino. Além disso, essa receita Low Carb é muito simples com coco ralado, frutas e Tiger nuts.

Basicamente, você só precisa escolher a quantidade que deseja consumir picar as frutas (morango e o mirtilo), adicionar o coco ralado e, por fim, o Tiger nuts no recipiente. Mexa e está pronto para se deliciar com uma receita prática, rápida e saborosa!





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o Método Magra para Sempre para manter o Corpo Saudável