Skip to main content

Como fazer dieta Detox

Há alguns poucos anos virou moda e, essa dieta ainda é uma das mais utilizadas para perder peso.

Daí a pergunta: o que é a dieta detox?

A dieta detox é o que está em seu próprio nome: dieta da desintoxicação. Ela provoca um processo de limpeza no organismo porque o liberará de todo tipo de toxina que existe no seu corpo.

A dieta é restritiva, portanto, vai eliminar muitos alimentos importantes do seu cardápio por um período de tempo, ou seja, enquanto durar a dieta. Por ser restritiva não pode ser feita por um tempo prologado.

Dependendo do cardápio, ela pode ter a duração máxima de 7 dias, outras até 30 dias. Mas precisa ter disciplina para alcançar a meta desejada.

Ela realmente funciona, mas depois que a pessoa para e retorna a sua rotina, ganha de volta todo o peso que perdeu. Ela pode ser muito útil para preparar o corpo para uma dieta de reeducação alimentar.

Existem dietas detox que prometem a perda de até 12 quilos em 30 dias. Mas ela deve ser seguida por esse período de tempo.

Tem a sua vantagem, claro. Você pode perder esses 12 quilos, e após o período de 30 dias passar para a reeducação alimentar e perder gradualmente até 4 quilos por mês. Porém, depois que o organismo se habitua à reeducação alimentar, o que restou de peso a ser perdido, será realmente queimado e o peso estacionará, permanecendo os benefícios de uma alimentação saudável.

Dessa forma, não existe o risco de sofrer com o efeito sanfona.

A reeducação alimentar é algo realmente de muito valor e agrega muitos benefícios à vida da pessoa, quanto às dietas detox, é necessário ter cuidado, pois ela pode trazer inúmeros problemas de saúde para a pessoa justamente pelas restrições alimentares impostas por ela.



A dieta detox provoca o efeito sanfona?

A maioria delas é realizada em duas fases: a fase líquida e a fase sólida. Portanto, em sua fase líquida, que deve durar no máximo por 3 dias, a pessoa se alimentará apenas de alimentos líquidos: chás, sopas, água, sucos. Como pode perceber, são 3 dias que não existem carne (fonte de proteína), nem leite e seus derivados (fonte de cálcio) e carboidrato (energia).

Claro que alguns legumes vão fornecer esses nutrientes que são necessários para o corpo, mas em quantidade bem menor.

Na fase sólida o consumo de alimentos consistentes é feito a partir do quarto dia, e está liberado o consumo de alimentos como iogurte desnatado, frango grelhado, peixe, frutas, legumes e verduras.

Nessas duas fases, ou seja, 7 dias, o consumo de alimentos fica em torno de 2.200 calorias diárias. Ótimo! O que fazer agora? É bom procurar urgentemente um nutricionista para elaborar um cardápio personalizado para você manter o peso, do contrário, o efeito sanfona acontecerá sim!

Sucos dieta Detox

A saúde pode ser afetada pela dieta detox?

Bem, já foi dito que se trata de uma dieta restritiva, portanto, existem riscos, sim. Como já foi dito em outras ocasiões, nosso corpo tem memória. Quando ele sente que alimentos que eram consumidos para saciar a fome não estão entrando no organismo, ele pode armazenar a gordura para um possível período de grande escassez de alimento.

Portanto, é preciso ficar atento e só fazer uma dieta quando realmente for necessário e depois de uma visita ao clínico geral e posteriormente ao endocrinologista ou ao nutricionista.

Muitas vezes, a pessoa tem algum problema hormonal e não sabe. É em visita ao endócrino que fará essa descoberta. Portanto, ela seguirá a dieta elaborada por ele.





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o Método Magra para Sempre para manter o Corpo Saudável