Skip to main content

Médicos que ajudam emagrecer

Os médicos e especialistas que você deve procurar quando busca ajuda para emagrecer

Toda medida que você pensa em adotar para emagrecer, jamais deve ser uma decisão isoladamente sua. Saúde é coisa séria, e por isso, deve ser tratada com seriedade.

Primeira providência a ser tomada, é uma consulta médica que envolve vários especialistas. Primeiro especialista: um clínico geral ou cardiologista para saber se sua saúde e seu coração estão em boas condições ou se precisa de algum tratamento médico antes de começar uma dieta.

Ao falar com um desses dois especialistas, fale de sua necessidade em perder peso. Se ele achar que você não tem sobrepeso e não está acima do peso adequado para sua idade, é provável que ele te recomende um nutricionista para a elaboração de um cardápio personalizado.

Se você estiver acima do peso ideal, ele te encaminhará ao endocrinologista, pois muitas vezes o excesso de peso ou mesmo pouco peso, podem ser problemas causados por hormônios.

Outro médico que pode ser indicado, é o ginecologista, se houver um inchaço ou relatos de cólicas, menstruação desregulada. Isso pode ser um problema hormonal ou alguma doença como mioma, ovários policísticos ou qualquer problema ligado a essa especialidade.

Se o médico perceber que existe o fator da ansiedade, muito provavelmente, te encaminhará ao psiquiatra ou um psicólogo para resolver a questão.

Se o clínico disser que sua saúde é boa e seu coração está bem, ele vai te liberar para fazer uma dieta e exercícios físicos.

Mas se você puder, o ideal seria consultar pelo menos três especialistas que irão te acompanhar, orientar e ainda te disciplinar a seguir o que for recomendado.

Médicos que irá lhe ajudar a emagrecer com Saúde

Endocrinologista

muitas vezes, o peso está relacionado com o hipertireoidismo, portanto apenas esse especialista poderá fazer um diagnóstico correto e se necessário aplicar uma terapia medicamentosa. Muitas pessoas se automedicam. CUIDADO! Remédios para emagrecer só podem ser receitados por especialistas.

Nutricionista

Esse especialista é o responsável pela elaboração de cardápios personalizados. De acordo com seu peso, altura e idade, o nutricionista passará orientações sobre alimentos que estão liberados e os que devem ser evitados, além de explicar o porquê da disciplina com relação a horários de alimentação, horário de dormir e acordar.

Para quem não sabe, acordar cedo, é um hábito saudável que só auxilia em sua dieta. É provável que esse profissional te dê uma tabela para se pesar semanalmente para verificar se está perdendo peso como deve com dieta passada por ele.

Após um mês, se você não perdeu a quantidade de peso esperada, você será questionada se não está sabotando sua dieta. Sinceridade com o médico é essencial. Do contrário, não funciona.

Se você estiver cumprindo o que foi determinado, e as coisas não ocorreram como eram esperadas, você será encaminhada ao nutrólogo.

Nutrólogo

É o especialista que trata de doenças que podem ser provocadas por algum tipo de alimento, portanto ele irá investigar a existência de alguma doença que está impedindo o emagrecimento. Havendo qualquer coisa que esteja impedindo a perda de peso, será elaborado um cardápio exclusivo. O seu problema pode ser uma doença chamada de doença celíaca (intolerância ao glúten) ou até mesmo, intolerância a lactose e você desconhecer o problema.

O nutrólogo sabe que cada pessoa tem o funcionamento do metabolismo que age de uma forma diferente com cada pessoa. Algumas têm o metabolismo acelerado, o que garante uma rapidez maior no processo de perda de peso. Outras pessoas possuem o metabolismo mais lento e por isso demoram mais a queimar calorias. Apenas o nutrólogo estará apto para promover alterações no seu cardápio.





Marina Alves

Marina Alves

Blogueira Assídua! Ama está em forma e ajudar pessoas a se manterem em forma e a ficar feliz com o seu próprio corpo! Utilizo o método do Emagrecer de Vez para manter o corpo saudável